Candidaturas turbinadas

A divulgação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da primeira prestação de contas dos candidatos a prefeito e vereador revela um dado que não chega a surpreender os que acompanharam, com atenção, os pleitos anteriores. Independentemente de partido, aqueles que disputam a reeleição – no caso das prefeituras – ou os que contam com o apoio explícito de prefeitos e governadores, largam com vantagem no quesito captação de recursos de pessoas jurídicas.

Seria temerário dizer, de pronto, que todos os candidatos nesta situação utilizam a máquina pública, seja estadual ou municipal, em benefício próprio. Por outro lado, negar que o processo de convencimento de doadores em potencial se torna mais fácil para este grupo é como que tapar o sol com a peneira. Empresas que fazem, fizeram ou pretendem executar qualquer tipo de negócio com governos estaduais e municipais são quase obrigadas a colaborar. Até porque sabem que o seu concorrente direto também seguirá nesta direção. É uma tradição nada republicana, mas que persiste no Brasil desde que aqui se foi depositado o primeiro voto em uma urna eleitoral.

Com a adoção, recentemente, de uma legislação mais moderna, o país cercou-se de instrumentos capazes de inibir o mais pernicioso dos males, o chamado caixa 2. Por este instrumento, empresas doam dinheiro para candidatos sem contabilidade ou recibo algum. Tais recursos, por sua vez, são repassados a terceiros sem nenhum controle. Com isto, o país é duplamente prejudicado. Não arrecada, no presente, os impostos devidos. No futuro, se o candidato for eleito, certamente será obrigado a retribuir o “favor”, valendo-se, evidentemente, dos cofres públicos.Fonte:http://jbonline.terra.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: