Prazo para problema do lixo pode não ser cumprido

Coleta completa deveria ser feita nesta segunda-feira (5), mas secretário Rasca Rodrigues diz que volume é muito grande; empresa coletora Leão e Leão prefere não dar prazo para o recolhimento completoJonathan Campos/Gazeta do Povo / limpeza pública

O problema do acúmulo de lixo no Litoral pode ainda não ser completamente resolvido até o fim desta segunda-feira (5), conforme havia prometido o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues no domingo (4). Anteriormente, ele já havia se comprometido pessoalmente a resolver o problema no dia 27 de dezembro, em entrevista ao telejornal Paraná TV 1.ª edição. Na ocasião, Rasca chegou a passar para a população o número do próprio telefone celular (9973-1129).

De acordo com o secretário, há tanto lixo acumulado que a empresa coletora pode não dar conta. A Leão e Leão, empresa responsável pela coleta, por meio da assessoria de imprensa, diz que não pode estabelecer prazos para que o problema seja solucionado.

Segundo o secretário, haverá coleta extra no centro de Matinhos, Caiobá e Guaratuba, e – caso não seja suficiente para regularizar a situação – também na terça-feira (6) e na quarta-feira (7). “A expectativa é acabar com o acúmulo de lixo hoje (segunda-feira). Na quarta-feira esperamos que já seja recolhido apenas o lixo do dia, daqueles que ainda estão nas praias”, afirma.

Rasca disse que o retorno de grande parte dos veranistas facilitará o recolhimento do lixo. “Os caminhões levavam até duas horas e meia para descarregar o lixo no aterro de Pontal do Paraná porque ficavam presos nos congestionamentos. Agora esse processo deverá ser mais rápido”, argumenta.

A assessoria de imprensa da Leão e Leão informou que a chuva do fim de semana atrapalhou o recolhimento do lixo. A assessoria disse que não pode estabelecer um prazo máximo para que o problema seja solucionado e que está fazendo o possível para acabar com o acúmulo de lixo.

De acordo com a assessoria, os problemas logísticos foram resolvidos a partir de uma melhor organização das equipes de coleta por setores e o mapeamento das áreas que apresentavam problemas. Além disso, foram colocados 14 caminhões e 42 funcionários extras para fazer o recolhimento dos resíduos.

Os turistas e moradores devem colocar o lixo para fora apenas depois das 18 horas para evitar o acúmulo em horário que o caminhão não passa. A coleta é feita diariamente no centro Matinhos, Caiobá e Guaratuba das 6 às 18 e em dias alternados nos balneários.

Carnaval

Para evitar que os mesmos transtornos do ano-novo se repitam no Carnaval, a empresa Leão e Leão terá que apresentar até o dia 14 de janeiro um planejamento especial para a coleta de lixo durante o Carnaval – da sexta-feira (20) até a quarta-feira de cinzas (24).

Segundo o secretário, deverá haver coleta de lixo no período da noite e na madrugada. Além disso, será estudada a utilização de áreas de transbordo. O lixo será recolhido e depositado em um local intermediário durante o dia, e à noite todo o resíduo será levado para o aterro de Pontal do Paraná. “Essas áreas de transbordo agilizarão a coleta porque não será preciso perder até 3 horas para chegar no aterro. No entanto, o lixo não ficará lá de um dia para o outro”, Fonte: gazeta do povo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: