Não percam!!! Matinhos sediara prova de travessia a nado do Morro do Boi

Atletas vão enfrentar de 2,5 quilômetros de natação entre as praias Brava e Mansa
As praias de Matinhos, no Litoral do Estado, vão receber no domingo (23/08) mais de 150 atletas para participar do 2° Desafrio, evento de travessia a nado do Morro do Boi. Serão 2,5 quilômetros de natação entre as praias Brava e Mansa, no Balneário de Caiobá. A largada será dada às 9 horas. A organização é da Triativa com apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos.

300px-Caioba.jpg (200×150)A expectativa é de que os atletas de ponta terminem a travessia em um tempo de 40 minutos, como no ano passado. Isso, no entanto, depende das ondas e do fôlego dos participantes. “Esta travessia é um desafio para muitos atletas, pois as principais provas desse tipo não passam de 1,5 quilômetros e são realizadas em forma triangular: largam e chegam no mesmo lugar. No caso da prova em Matinhos, o percurso sai de um ponto e chega em outro. Então, o atleta não consegue visualizar a chegada”, explica Luiz Iran Guimarães, organizador do evento.

O cansaço e a rebentação no início da prova também podem se tornar obstáculos. “A distância é de 2,5 quilômetros, mas muitos atletas acabam nadando uma maior distância devido ao ‘zig zag’ até a chegada. Além disso, esta prova tem um grau de dificuldade muito grande no início devido às altas ondas que estouram em um percurso inicial de 300 metros”, diz Guimarães. Segundo o organizador, isso torna Matinhos um bom local para a prática de travessias.

Como também depende das condições do tempo, a prova promete muitas emoções e desafios, tanto para os atletas quanto para quem for assistir. “Para o público, a grande surpresa é ver as grandes ondas já na largada e sentir o grau de dificuldade que os atletas estão passando. A chegada também é emocionante”, garante Guimarães. O organizador recorda que a prova do ano passado já demonstrou isso. “O mar estava muito mexido e muitos participantes não conseguiram passar da rebentação. A disputa foi entre os melhores atletas de travessias e de triathlon. Quem levou a melhor foi o nadador Fabio Jorge”. A prova traz ainda a Matinhos nadadores de renome nacional, como o triatleta Guilherme Manocchio, bicampeão brasileiro de triathlon de longa distância.

Para garantir a segurança dos participantes, a organização conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, que vai disponibilizar jet skis e pranchões. Completam a segurança 16 caiaques e coletes salva-vidas.

Serviço:
2° Desafrio – Travessia de Inverno do Morro do Boi
Data: 23 de agosto (domingo)
Local: Praia Brava, no balneário de Caiobá, em Matinhos (Litoral do Estado)
Horário: 9 horas

Uma resposta

  1. Será que depois do que aconteceu nestas bandas alguém consegue passar por lá?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: