Curso de Turismo de Aventura pela internet

ead_aventurasegura2Empresários e profissionais interessados em atuar no turismo de aventura podem fazer cursos pela Internet.

A Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) e o Ministério do Turismo oferecem cursos de educação a distância que podem ser realizados em todo o território nacional.


Basta ter um computador e acesso à Internet e inscrever-se no site da Abeta. As inscrições para os cursos a distância (EAD) estão abertas somente para os 65 Destinos Indutores priorizados pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Paranaguá, com abrangência em todo Litoral do Paraná é um deles. No Paraná ainda há Curitiba e Foz do Iguaçu. Santa Catarina também tem três destinos: Camboriu, Florianópolis e São Joaquim.


Os cursos são uma oportunidade de aprendizado para empresários, profissionais e condutores de Turismo de Aventura e Ecoturismo que estejam interessados em melhorar a qualidade e a segurança dos serviços que oferecem.

Foram desenvolvidos com base nas normas técnicas da ABNT e na experiência de profissionais selecionados. Os cursos são acompanhados por monitores e tutores que orientam os alunos e esclarecem dúvidas de conteúdo e de navegação. (vídeos, animações, questões interativas, ferramentas e planilhas), possibilitando assim mais interação e um melhor aprendizado.

Objetivos do projeto

Proporcionar aos empresários e profissionais de Turismo de Aventura e Ecoturismo informação e conhecimento de qualidade.

Disseminar os conceitos e referências, bem como estimular e facilitar a adoção dos critérios e requisitos estabelecidos nas normas técnicas brasileiras publicadas pela ABNT.

Proporcionar conhecimento sobre gestão empresarial aplicada à realidade do turismo de aventura,e ser fonte de referência e consulta para os empresários.

Possibilitar a aplicação do aprendizado ao cotidiano das empresas e profissionais;


Cursos disponíveis

Gestão Empresarial – Saúde financeira, estratégia de venda, organização administrativa são essenciais aos negócios no Turismo de Aventura e são alguns dos aspectos trabalhados nesse curso.


Sistema de Gestão da Segurança – Elaborado de acordo com a ABNT NBR 15331 – tem a segurança como seu principal foco. Ajuda a interpretar a referida Norma Técnica e ensina como implementar os requisitos de segurança que todo negócio de turismo de aventura precisa contemplar.


Competências Mínimas do Condutor – Elaborado com base na ABNT NBR 15285, foca no desenvolvimento das competências mínimas necessárias aos condutores de Turismo de Aventura. Busca contribuir para formação de profissionais capazes de conduzir grupos com segurança e proporcionar experiências de qualidade.


Para inscrever-se e conhecer mais sobre a Abeta e o projeto Aventura Segura acesse o site www.abeta.com.br/aventura-segura/


A EAD está no link: http://www.abeta.com.br/aventura-segura/pgn.asp?id_pg=4&nivel=2&n1id=1


Fonte: Abeta/matéria sugerida por Gustavo Socachewsky


Abeta Summit impulsiona a procura por roteiros brasileiros no exterior

O ABETA Summit 2009, Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, encerrado na tarde de domingo (13), em São Paulo, superou as expectativas. O evento reuniu mais de 850 pessoas de 20 países, entre especialistas do segmento, operadores internacionais, representantes do poder público e palestrantes. Durante os três dias de realização, lideranças mundiais se reuniram para debater sobre o Brasil como um destino de aventura, fazer negócios e trocar experiências.


Como prévia do Summit, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), promoveu viagens de familiarização para operadores internacionais em catorze destinos de Ecoturismo e Aventura de onze estados brasileiros.


As Caravanas foram essenciais para que os operadores pudessem experimentar os produtos brasileiros antes de comercializá-los. Após as Caravanas, 70 compradores internacionais e 55 empresas brasileiras e sul-americanas se reuniram no evento para apresentar os seus produtos para os estrangeiros. O interesse dos operadores pelo encontro reforça a imagem do Brasil como um dos pontos mais procurados no segmento de Ecoturismo e Aventura.

O número de participantes não foi o único recorde do evento. A Rodada de Negócios da edição 2009 registrou um aumento de 25% no número de operadoras internacionais. O crescimento reforça o segmento de Ecoturismo e Aventura como um forte aliado da divulgação de novos destinos brasileiros no exterior e mostra que o setor está em alta com a nomeação do Brasil como destino “Melhor da Aventura” (Best of Adventure), pela National Geographic Adventure e também com o faturamento nacional de R$ 490 milhões no ano passado.


Representantes de operadoras da Alemanha, Inglaterra e Espanha foram os que estiveram em maior número nas rodadas de negócios. Para a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto, o fundamental é a troca de experiências e informações. “Os encontros rendem negócios que podem ser fechados em um período de médio a longo prazo”, explica.


Como a maior parte dos operadores, o norte-americano Dan Moore, da Explorers 3 Adventures, veio ao Brasil em busca de novidades. “Vim ao Brasil à procura de destinos novos e de atrações diferenciadas e isso é exatamente o que encontramos aqui. A caravana que participei foi fundamental para conhecer de perto as belezas do Paraná e as rodadas de negócios serviram para fazer contatos com os outros destinos que não pude visitar”, completou.

Durante o evento, foram realizados dois tipos de encontros, os nacionais e os internacionais. No primeiro, operadoras e empresas associadas à ABETA tiveram a oportunidade de fazer negócios e trocar experiências. Já no segundo, operadores de receptivos brasileiros puderam fechar negócios com operadores e empresários internacionais de 16 países.


Fonte: MTur

Obs: matinhos : Uma boa pra quem quer se especializar no caso ex; tem gente precisando……..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: