Participação social e mais autonomia na gestão ambiental

Prefeituras e movimentos sociais assumem papel mais importante na gestão dos recursos ambientais no Paraná.

Na quinta-feira (1ª) foi concluído em Faxinal do Céu a última etapa do Programa Nacional de Capacitação dos gestores ambientais do Paraná, que reuniu representantes de bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I, II , III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.

O PNC Paraná é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) e dá às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.

De acordo com o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pontal do Paraná, Willian Carli, o PNC é muito importante para a situação atual de seu município. “Precisamos aproveitar o momento atual em que o governo do Paraná está mais aberto para a participação popular no âmbito da  gestão ambiental”, disse.

Segundo o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Elson Borges, além de subsidiar a gestão pública municipal, o PNC está incluindo os movimentos sociais para consolidação das políticas ambientais. “No exercício da democracia o mais importante não é concordar, mas debater. É debatendo que iremos chegar num consenso e na integração das ações entre governos e movimentos sociais,” afirmou.

O PNC Paraná adotou desde sua implementação a concepção de aproximar a sociedade para discutir instrumentos de gestão ambiental através da metodologia de Paulo Freire.

A Secretaria do Meio Ambiente – em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada à Secretaria da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente.

Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida uma escola por município para a transmissão dos programas.

Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.

Fonte:Correio do Litoral,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: