Alunos da rede estadual participam do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Clique para ver a imagem no tamanho original Cinco alunos da rede estadual de ensino irão defender seus projetos de lei, desta segunda (9) até sexta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os trabalhos foram desenvolvidos para o programa Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara Federal e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Nesta sexta edição do evento, o tema é “Desenvolvimento Sustentável”. Os paranaenses estão entre os 78 deputados jovens selecionados em todo o país.

Os deputados jovens do Paraná são Jaderson Coser Monteiro e Valmor Ribeiro Júnior, do Colégio Estadual Floriano Peixoto, de Laranjeiras do Sul; Karina Curiaki, do Colégio Estadual Professora Maria José B. Aguilera, de Londrina; Valquíria de Lima Londero, do Colégio Estadual Princesa Isabel, de Três Barras do Paraná/Cascavel; e Verônica Maciel de Oliveira, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, de Londrina.

Os alunos Jaderson Monteiro e Valmor Ribeiro Júnior foram orientados pelo professor Arno Bento Mussoi. O projeto de Jaderson propõe a obrigatoriedade de as empresas comerciais e industriais adotarem práticas efetivas de combate ao mosquito da dengue. Já o projeto de Valmor dispõe sobre a obrigatoriedade dos proprietários de imóvel rural, além de reflorestar com matas nativas as margens dos rios, protegê-las pelo período de quatro anos ou até que tenha atingido o porte de cinco metros.

Jaderson Monteiro disse que o programa vai lhe proporcionar uma experiência única. “Vou conhecer Brasília e participar da vida política do país, defendendo uma ideia minha”, comentou. “É uma oportunidade que pode abrir portas para o futuro e, quem sabe, influenciar nos caminhos a seguir”, afirmou Valmor Ribeiro. “O papel da escola e do professor na formação do cidadão passa, necessariamente, pelo conhecimento das leis”, destacou o professor Mussoi.

A aluna Verônica Maciel de Oliveira contou que nunca saiu de sua cidade e que já preparou o discurso e está ansiosa para defender o projeto em Brasília. “Meu projeto prevê que cada empresa deve contratar ao menos um técnico de meio ambiente para verificar os erros e diminuir o possível impacto, caso a empresa sofra algum acidente ambiental”, explica a aluna.

O Programa O programa Parlamento Jovem Brasileiro tem como principal objetivo propiciar aos estudantes o exercício da cidadania, além de difundir o processo democrático e despertar a reflexão crítica. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado no 3º ano do ensino médio. Os projetos são desenvolvidos com o apoio dos professores e depois entregues na diretoria da escola.

Os diretores encaminham os projetos para uma pré-avaliação das secretarias estaduais de educação e, em seguida, vão para o Consed, em Brasília. Após análise, seguem para a Câmara dos Deputados, onde uma comissão seleciona os projetos. O número de representantes por Estado é proporcional ao número de deputados federais.

Os estudantes selecionados vão a Brasília com as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados, para vivenciar uma semana de Jornada Parlamentar. Terão a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos e participarão de painéis sobre Adequação Orçamentária e Financeira, Papel Institucional da Câmara no Estado Brasileiro e Processo legislativo.

Fonte:AEN.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: