Invasão indígena no calçadão de Matinhos

Fernando Rudnick/Gazeta do Povo / Humberto, o segundo da esquerda para a direita, é o líder do grupo Chyaskis

Humberto, o segundo da esquerda para a direita, é o líder do grupo Chyaskis

Por volta das 16h30 deste sábado (16), uma situação inusitada chamou a atenção de quem esteve no calçadão de Matinhos. Quatro descendentes de índios equatorianos, que formam um daqueles tradicionais grupos musicais andinos, devidamente trajados com vestimentas típicas, espalhava sua música pelo local.

Fernando Rudnick/Gazeta do Povo / Apresentação no calçadão contou com roupas e instrumentos típicos dos índios do Equador

Apresentação no calçadão contou com roupas e instrumentos típicos dos índios do Equador

Veranistas e comerciantes, retribuiram com olhares curiosos e desconfiados. É claro que, em meio às pessoas que pararam para ver a apresentação, duas mulheres, também com traços do povo da Cordilheira, vendiam CDs do conjunto.

Humberto Chiza, 45 anos, líder do grupo Chyaskis, conta que há 20 anos viaja pelas AméricasEuropa mostrando sua música, sempre com apresentações públicas. “Mostramos nossa cultura e nossa música para outros povos”, disse, com um quase indecifrável sotaque.

A próxima parada dos Chyaskis será, segundo Chiza, em Balneário CamboriúFlorianópolis – se o tempo deixar. Promessa de balada com atração internacional lotada em Santa Catarina, não é?

Fonte: Fernando Rudnick/Gazeta do Povo

Uma resposta

  1. Cada vez mais fico encantada com tantos grupos andinos aqui no Brasil, já tinha visto em algumas praças de caxias tocando de roupas comum. Viajando para Rio das Ostras no carnaval em 2010 a noite na praça vi pela primeira vez um índio do Peru tocando edançando, comprei logo um cd,este ano de 2011 vi ra´pido em Madureira o grupo Hayllu Puras, depois me encantei pela cultura indígena edesejo ao grupo Shyaskis que tenham muito sucesso pelo Brasil eo mundo espero que um dia possa vê-los aqui no Rio de Janeiro em algum bairro voces merencem tudo de bom. Que Deus os abençõe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: