Governador autoriza construção de 25 Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança

Curitiba, 24-05-2010 - Governador Orlando Pessuti assina ordem de serviço para a construção de Clínicas da Saúde da Mulher e da Criança.- O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Claudiomiro Quadri acompanhado de vereadores e do deputado Nereu Moura, assinou o convênio.- Foto: José Gomercindo / AENotícias

O governador Orlando Pessuti autorizou nesta segunda-feira (24), em Curitiba, a construção de 25 Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança. O Governo do Paraná já implantou 146 unidades em todo o estado. Até o final de 2010, serão 300 em todo Paraná. Durante o evento, que reuniu prefeitos e deputados estaduais, Pessuti nomeou Wilson Lipski novo secretário do Desenvolvimento Urbano.

“Estamos autorizando as obras em lotes de quatro ou cinco clínicas da Mulher e da Criança em diversas regiões do Estado. O ex-governador Roberto Requião anunciou a construção de 221 clínicas. Agora, estamos fazendo uma parceria entre a secretaria do Desenvolvimento Urbano e a secretaria da Saúde para acelerar o processo de planejamento e conclusão dessas obras”, explicou Pessuti.

As clínicas são construídas em parceria com os municípios, que recebem a infraestrutura montada e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais de saúde e manutenção das unidades. O Governo do Paraná constrói e equipa as clínicas, além de repassar R$ 8 mil por mês a cada unidade.

Pessuti explicou que o Governo está concentrado na conclusão de obras. “Temos uma ação muito forte na construção e reforma de hospitais, alguns de maior importância, como o Hospital Infantil de Campo Largo, o Hospital Regional de Paranaguá, que são obras de uma grandiosidade nunca antes vista. Os municípios paranaense têm condições de oferecer um atendimento médico de qualidade. São obras que dão cidadania a nossa população”, afirmou.

De acordo com o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior, as políticas públicas do governo contribuíram para uma redução significativa da taxa de mortalidade materno-infantil. “Sabemos que em 2002 o Paraná tinha 17 óbitos para cada mil nascidos vivos. Em 2010, este número caiu para 12 óbitos. Nossa meta é atingir um índice de 8 óbitos para cada mil nascidos vivos, valor semelhante ao de países desenvolvidos como os Estados Unidos”, explicou.

Moreira ressaltou a importância dos programas voltados à saúde da mulher e da criança. “Os resultados positivos são reflexos das políticas governamentais na área materno-infantil. Os grandes responsáveis por isso são as Clinicas da Mulher e da Criança, que garantem um atendimento especializado para as mães e crianças paranaenses, e o Programa Leite das Crianças, sucesso absoluto do governo Requião-Pessuti”, disse Moreira.

“Vamos procurar liberar recursos antes do prazo eleitoral. Temos que ter ações efetivas para cumprir nossos compromissos. Estamos dando continuidade as ações que tiveram início no governo Requião-Pessuti. Hoje, 146 Clínicas estão sendo implantadas, e liberamos a construção de mais 25. Dentro de alguns dias, vamos autorizar a construção de mais dez”, falou o novo secretário do Desenvolvimento Urbano.

As novas clínicas serão construídas em Apucarana, Astorga, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Capitão Leonidas Marques, Coronel Vivida, Diamante do Norte, Douradina, Guaraniaçu, Jaguapita, Mallet, Maripa, Matelândia, Mauá da Serra, Munhoz de Mello, Reserva dfo Iguaçu, Roncador, Santa Fé, Santa Izabel do Oeste, São Pedro do Ivaí, Sulina e Virmond.

“É uma obra de fundamental importância para o nosso município. A clínica vai garantir um atendimento de qualidade, especializado. É um grande passo para os pequenos municípios”, afirmou o prefeito de Guaraniaçu, Ronaldo Cazella.

O prefeito de Diamante do Norte, Pedro Selani, contou que a população precisa se deslocar até Umuarama para realizar exames médicos. “Só dispomos de um posto de saúde. Uma clínica de atendimento especializado como essa será essencial para nossa população”, disse.

Participaram do evento os deputados estaduais Ademir Bier, Alexandre Curi, Antonio Anibeli, Artagão Júnior, Caito Quintana, Cleiton Kielse, Dobrandino da Silva, Felipe Lucas, Luiz Claudio Romanelli, Luiz Fernandes Litro, Luiz Roberto Accorsi, Miltinho Puppio, Nereu Moura, Stephanes Junior, Teruo Kato, Waldyr Pugliesi, Nelson Garcia, Jonas Guimarães, Elton Welter, Doutor Batista, Beti Pavin e Edson Strapasson.

NOMEAÇÃO – Wilson Lipski era diretor-geral da secretaria de Desenvolvimento Urbano, que agora assume. Natural da Lapa, Lipski é graduado em Direito, já atuou como secretário municipal da Lapa, e desde 2003 trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ele assume o lugar de Luiz Forte Netto.

“Assumo publicamente minha intenção de fazer o melhor possível. Será certamente um grande desafio, que pretendo cumprir da melhor maneira possível. Estaremos trabalhando nos próximos dias na viabilização de recursos para fazer com que o planejado seja realizado efetivamente”, disse Lipski.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: