Dicas como Evitar Gripes e Resfriados no Inverno

Com a chegada do inverno nosso corpo fica imune a vírus e bactérias e não é correto você correr para as farmácias e comprar remédios como antigripais e antibióticose automedicar-se, é um risco muito grande pois você pode estar camuflando algo ainda pior.

Nesta época do ano é comum termos gripes e resfriados então o que podemos fazer para amenizá-los, é algo simples e rotineira que podem evitar maiores problemas de risco a sua saúde.

Você pode prevenir ou pelo menos combatê-la tomando os seguintes cuidados:
Evite ingerir em excessos bebidas e comidas geladas muitos acham que é bobeira, mas não é, portanto evite-os. Proteja seu corpo do frio e do vento use agasalhos.

Quem sofre com asma os quaisquer tipo de problemas respiratório tende a sofrer mais nesta época do ano, o ar fica muito seco e com ele aparecem: muita poeira, poluição e pólen que provocam as crises, então deixem a mucosa nasal bem umidificada, use o soro fisiológico varias vezes ao dia não tem contra-indicação.

Evite tomar banhos quentes de mais e sair na friagem, muitos ainda arriscam sair sem blusa de frio que descuido!
Beba muita água ele é um alimento para o corpo de extrema necessidade, alimentação balanceada, e se puder faça leves caminhadas é importante, pois ficamos muito sedentários nesta época do ano.
Faça exercícios respiratórios enchendo bexigas é importante para o nosso diafragma, quando respiramos mal acumulamos secreções nos pulmões, facilitando assim o processo de infecção e dificultando a respiração.

Se tiver filhos com problemas respiratórios aulas de natação são muito eficientes para exercícios de respiração diafragmáticas, proporcione e verá uma diferença ajuda e, muito nesta estação mais fria do ano.

Evitar resfriados e viroses no Inverno – Lavar as mãos

No  inverno a preocupação são as viroses que costumam acometer principalmente as crianças. Há uma prevenção que esta muito próxima de nós,  as mãos. Para haver redução de contágios por vírus, segundo uma pesquisa da organização mundial da saúde, basta manter as mãos sempre limpas. Os infectologistas dizem que são as  mãos que carregam os vírus e eles sobrevivem nelas até 30 minutos.

O hábito de lavar as mãos deve ser ensinado às crianças desde pequeno, a higiêne delas deve ser efetuada: após ir ao banheiro, antes de se alimentar, ao espirrar e tossir, ao chegar da rua, ao segurar algum animal, entre outros. Criando esse hábito, no futuro, elas serão adultos conscientes e evitaríamos menos contaminações.

Mas só o procedimento de lavar as mãos não tira o risco de contrairmos doenças respiratórias, porque ela vem de outros meios como, espirros e tosses, que ficam no ar, principalmente no inverno, onde as pessoas ficam mais concentradas e em ambientes fechados, com pouca ventilação

As crianças são mais suscetíveis nesta época do ano pelo fato da mesma colocar suas mãos mais vezes na boca e nariz, a porta de entrada para os vilões.

Para higienizar as mãos basta lavá-las com água e sabão, inclusive todos os dedos friccionandos-os, após usar álcool em gel, que prolonga mais o tempo de desinfecção.

Viroses mais comuns:

– O vírus influenza, o da gripe comum, não é o mais frequente entre os vírus respiratórios.

– O responsável por 70% das doenças respiratória é o vírus sincicial respiratório (VSR), parecido ao do resfriado, mas provoca inflamação da parede dos brônquios.

– O adenovírus, é outro vírus comum, que se manifesta com febre alta, conjuntivite e dor de garganta.

Técnicas para lavar as mãos:

técnica lavar mãos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: