Clima seco favorece aumento das alergias respiratórias

Tempo seco é sinônimo de nariz e garganta ressecados, mas aqueles que têm alergias respiratórias acabam sofrendo mais com o problema.

Uma alternativa para essas pessoas driblarem a baixa umidade do ar em casa é colocar bacias de água nos quartos e fazer de tudo para acabar com os viveiros de ácaros, que contribuem para as irritações nasais e na garganta e que podem evoluir para problemas mais graves.

O nariz tem a função de filtrar e expelir a poluição para que o ar chegue em melhor condição aos pulmões. Se o clima está muito seco, as mucosas têm mais trabalho e ficam inflamadas. “Isso ocasiona secreção, e o problema pode evoluir para sinusite.

Quando a obstrução é muito grave, e a pessoa dorme com a boca aberta, pode ter inflamações na garganta, como faringite ou amidalite”, explica Fábio Pinna, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

Todo mundo sofre, mas os alérgicos têm crises ainda mais graves. “É bom evitar colocar remédios. Mesmo pingar água com sal, que é natural, não é recomendado. O melhor é procurar um médico”, afirma o otorrinolaringologista Luiz Demenato.

Uma alternativa para poupar o aparelho respiratório no clima seco é dormir com uma bacia de água ou um umidificador no quarto e evitar ao máximo o uso do ar-condicionado.

Poeira

Outro agravante para os problemas nasais é a poeira, presente em praticamente todos os ambientes da casa. “Tapetes, cortinas e ursos de pelúcia são os grandes vilões, mas até usar a roupa de lã que ficou no armário o ano todo sem lavar pode desencadear uma crise”, alerta Pinna. Substituir o carpete por outro tipo de piso também é uma boa recomendação para os que sofrem de alergia.

Quando acontece uma crise alérgica, seja qual for o motivo, o nariz fica coçando ou completamente obstruído. “Há sintomas como coriza ou espirros que são confundidos com gripe. Esse quadro pode levar a uma sinusite aguda”, acrescenta.

Para não ficar em contato com a poeira o tempo todo e acabar sofrendo com isso, é importante tomar alguns cuidados na hora de limpar a casa.

Trocar os cobertores, que acumulam muito pó, por edredons e usar panos úmidos na limpeza no lugar de espanador são outras medidas eficientes para evitar o acúmulo de pó. “O ideal é deixar a casa ventilada e limpar as prateleiras e o chão dia sim, dia não, para evitar que a sujeira se acumule”, completa Pinna.

O que pode causar problemas respiratórios

Cachorros e gatos
Há pessoas que têm alergia ao pêlo dos animais. Quem possui bichinhos de estimação deve evitar que eles durmam no mesmo quarto em que os donos. Já quem mora em casa pode optar pelo quintal. Em apartamentos, a lavanderia e a cozinha são opções

Carpete
Evite. O carpete acumula poeira e restos de pele. Os ácaros, que se alimentam disso, provocam alergias. Dê preferência a pisos frios ou aos carpete de madeira, que podem ser limpos com um pano úmido

Cortinas
São acessórios que acumulam poeira facilmente. Persianas também bloqueiam a luz e são limpas facilmente

Estofados
Para sofás ou cadeiras, escolha os estofados de couro ou material sintético, que podem ser limpos com panos úmidos

Ursinhos de pelúcia
Acumulam muita poeira e devem ser evitados. Se eles forem indispensáveis, ao menos os tire do quarto onde as crianças dormem

Coleção de latinhas
Mantenha as latinhas longe do quarto, já que são difíceis de limpar e juntam pó e sujeira

Roupas de lã
Tirar do armário roupas que não são usadas há muito tempo e vesti-las logo em seguida é um erro. Lave-as antes, para tirar o pó

Cobertores
É melhor optar por edredons, que não juntam tanta poeira

Espanador de pó
Evite, pois o utensílio apenas espalha o pó. Prefira limpar o ambiente com pano úmido

Drible o tempo seco

– Lave o nariz com soro fisiológico. A baixa umidade do ar resseca a mucosa nasal
– Bacias de água ou umidificadores elétricos ajudam a amenizar a ausência de umidade do ambiente
– Tenha cuidado. O aparelho elétrico pode umedecer demais o ar e deixar o ambiente propício ao aparecimento de fungos. Os melhores aparelhos são os sônicos, que regulam bem a umidade
– Evite usar o ar condicionado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: