Beto e Osmar empatados na pesquisa do Ibope

Os candidatos ao governo, Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB), estão tecnicamente empatados em 45% das intenções de votos, segundo números divulgados ontem à tarde pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

A pesquisa, realizada pelo Ibope, foi a única a ser divulgada nos últimos quinze dias no Estado. Os números são o retrato da disputa entre a quarta-feira passada e ontem, quando o instituto de pesquisa encerrou as entrevistas com dois mil eleitores. Os votos brancos somam 3%. Os indecisos são 5%.

Se os números forem confirmados nas urnas, pode haver segundo turno, já que a legislação eleitoral estabelece que o vencedor tem que fazer pelo menos um voto a mais do que a soma dos votos de todos os outros concorrentes.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Se forem considerados apenas os votos válidos, excluindo-se os votos brancos e nulos, o pedetista e o tucano empatam em 49% a 49%. Os candidatos Paulo Salamuni (PV) e Luiz Felipe Bergmann (PSOL) aparecem com 1% cada.

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 9 de setembro, o tucano Beto Richa liderava a disputa com 47% das intenções de votos contra 38% do senador pedetista. Em vinte e três dias, Osmar cresceu sete pontos. A queda de Beto para 45% ocorreu dentro da margem de erro.

A pesquisa Ibope foi liberada na madrugada de ontem pelo ministro Marco Aurélio de Mello do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reformou decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que havia proibido a divulgação dos números atendendo a pedido da coligação de Beto Richa, que alegou distorções na metodologia do Instituto.

De acordo com o TSE, o ministro levou em consideração a liberdade de informação. Durante as últimas duas semanas da campanha eleitoral, a coligação tucana conseguiu impedir judicialmente a divulgação de sete pesquisas realizadas por vários institutos, como Ibope, Datafolha e Vox Populi, com o mesmo argumento avalizado pelo TRE.

A pesquisa divulgada ontem foi feita em 77 municípios do estado e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33.339/2010. No Tribunal Regional Eleitoral, o número é 22.938/2010.

A pesquisa Ibope também mediu a intenção de voto para os candidatos ao Senado. A petista Gleisi Hoffmann assumiu a liderança saltando de 47% para 51% em comparação com a pesquisa do início do mês.

Roberto Requião (PMDB), agora, é o segundo colocado, caindo de 50% para 47%. Gustavo Fruet (PSDB) foi o candidato que mais subiu, saltando de 21% para 27%. Seu companheiro de chapa, Ricardo Barros (PP) passou de 15% para 22%.

Brancos e nulos somam 7% e o número de indecisos caiu bastante, de 27% para apenas 10%. Os candidatos Rubens Hering (PV), Professor Piva (PSOL), Valmor Venturini (PSOL), Gilberto Araújo (PCB) e Sargento Pedroso (PRTB) atingiram 1%. Irineu Fritz (PTdoB), Sargento Jensen (PRTB) e Timossi (PSTU) não pontuaram.

Fonte:http://www.parana-online.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: