Blogueiros anônimos são bandidos iguais estupradores, diz Jornalista Aparício Cardozo

Criminosos donos de Blog anônimo estão na mira da justiça.

 

A Justiça brasileira tem sido acionada para que servidores de hospedagem de blogs revelem identidade de usuários anônimos que se utilizam da ferramenta para cometer crimes diversos na internet.
Muitos internautas têm amargado sentenças nas esferas criminal e civil, por terem acreditado que ficariam impunes e protegidos por pseudônimos eternamente ou até enjoarem da brincadeira.

Não é novidade o numero de blogueiros esparramados pelo país, que mantém um blog anônimo, e o fazem com a falsa idéia de que assim, poder destampar os maiores impropérios contra pessoas, empresas, políticos e ate mesmo com atos criminosos de plagio, reprodução de conteúdo protegido por Diretos Autorais, enfim, sem sofrerem nenhum tipo de sanção. Ledo engano!

Cada vez mais os “espertos” são pegos de surpresa por decisões judiciais que obrigam a google, worpress e outros sites de hospedagem a revelar os IPs dinâmicos e os que identificam a maquina, possibilitando assim, encontrar os endereços da cada postagem e de quem tem acesso ao seu administrador. Em outras palavras: na internet, não existe nada oculto!

O entendimento legal é que o provedor que hospeda o blog malfeitor é tão responsável quanto o que pratica os crimes de calunias, difamação e injuria através de postagens e por esse ato, responderá solidariamente, civil e criminalmente, pois possibilitou, abriu espaço para que o internauta mal intencionado usasse desse expediente para denegrir a imagem de pessoas.

Para exemplificar, em 2010 A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a Google Brasil Internet fosse notificada a informar, no prazo de 24 horas, quem eram os responsáveis pelo conteúdo de um blog favorável à candidatura de José Serra. A ação cautelar foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que alegou que a empresa hospeda na internet o sítio “euqueroserra.blogspot.com”, no qual havia propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República.

Através de medida liminar para determinar a imediata retirada do sítio do ar e que fossem informados os responsáveis pelo conteúdo publicado na referida página, com vistas ao ajuizamento de representação para aplicação da sanção estabelecida no § 3º do art. 36 da Lei nº 9.504, de 1997. A google nem recorreu, atendeu de pronto a sentença.

Os internautas que quiserem processar a empresa Google, que é uma empresa estrangeira, para dela obter dados de caluniadores ocultos, que usam orkut, youtube, blogger e outros serviços, podem fazer isso no Brasil. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Já o Google mantém uma equipe disponível para responder aos pedidos do Ministério Público, que deverão ser atendidos em até um dia útil.

“Aparício disse que é necessário e urgente a regulamentação de criação de paginas na internet, especialmente dos blogs, por ser muito fácil e livre, mas isso “nas mãos de pessoas irresponsáveis é uma arma, porque para você ser um criminoso você não precisa ter um revolver na mão, mas um bandido com um revolver na mão ele é um criminoso , um cidadão que não sabe dirigir e muitas vezes embriagado com um carro na mão é criminoso , então muitas vezes a pessoa se torna uma criminosa pela arma e pela oportunidade que tem”.

O Radialista Aparício explica que sendo crime, os autores desses blogs criminosos devem ser punidos com cadeia e pagamento de danos morais .”O uso da internet por blogueiros ou quem quer que seja, que usa para denegrir a imagem de pessoas …eu já fui vitima disso, isso nada mais é que um crime, é uma ferramenta que oportuniza para um bandido, que é bandido por natureza e pode ser qualificado da mesmo forma que o estuprador, que o ladrão porque é um bandido também”, declarou.

Fonte: acessenoticias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: